sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Carta de Princípios


No dia 10 de Outubro de 2009, reunidos em Assembleia e em total paridade, os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto que compõem a direcção do Forum Política e Sociedade definiram os princípios estruturantes deste projecto, comprometendo-se a aprofundar a discussão política, social e jurídica na sociedade portuguesa, tendo por base o empreendedorismo natural aos estudantes e o contributo que as novas gerações podem dar, a curto e longo prazo, a par com a boa vontade e colaboração dos seus professores, para a construção de uma sociedade melhor informada, mais racional e mais justa.

A adesão, ainda que tácita, a esta Carta de Princípios, é condição para a participação como voluntário deste projecto.

Do Forum Política e Sociedade

Os Valores pelos quais optamos por reger o Forum Política e Sociedade são os seguintes:

Primeiro
O Forum Política e Sociedade demarca-se de toda e qualquer conotação partidária e ideológica. É nosso dever e intenção discutir política, sem prosseguir fins políticos.

Segundo
O Forum Política e Sociedade é um espaço laico que não segue linhas doutrinais de nenhuma seita e religião. Considera-se defensor da liberdade religiosa, sendo que se respeita a religião sem a abordar directamente, e se respeita o ateísmo sem prosseguir uma acção laicista.

Terceiro
O Forum Política e Sociedade é um espaço de aprofundada discussão, assente no princípio do debate racional e civilizado, ou seja, o debate fundado na abertura de espírito e na tolerância para com a posição contrária, na argumentação destituída de falácias e de ataques pessoais.

Quarto
Com vista a proporcionar a todos, de forma eficiente e prática, o conhecimento, o Forum Política e Sociedade pretende criar um ambiente de informalidade e acessibilidade, permitindo o debate directo entre os expositores dos temas em debate e os interessados.

Quinto
Por último, o Forum Política e Sociedade é uma organização estudantil independente. Considerará a colaboração com outros órgãos da faculdade, quer estudantis quer da parte do corpo docente, mas somente o fará com a total garantia da manutenção da sua autonomia e liberdade.

Dos Debates no Forum Política e Sociedade

Sexto
O Forum Política e Sociedade pretende atribuir ao máximo possível de alunos e interessados a possibilidade de questionarem directamente aqueles que foram escolhidos para expor os temas em debate. Para isso, a mediação do debate e a escolha da ordem de perguntas serão feitas de forma a dar a palavra ao maior número possível de pessoas, sem com isso prejudicar a seriedade do debate ou o tema em discussão.

Dos Temas em Debate

Sétimo
O Forum Política e Sociedade zelará pela integridade da argumentação, honrando os compromissos feitos com os convidados e debatentes, discutindo e agindo de forma a cumprir a sua Carta de Princípios.

1 comentário:

  1. Recem lancei o twitter ForumPolitica no Brasil. Pretendo criar mais um espaco de discussao sobre criterios e formas de selecao de pre-candidatos a missao Politica.Parto do pressuposto de que a Politica transforma a sociedade e bons politicos promovem essa transformacao. Ha de se ter bons processos seletivos para que o voto seja o mais acertado possivel.

    ResponderEliminar